sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Relato: 1º Feira Anarquista em Natal / RN (20/10/2012)


Um relato da 1ª Feira Anarquista em Natal/RN

Nos últimos anos tem se intensificado cada vez mais a realização de feiras anarquistas no Brasil, em eventos caracterizados por difusão de materiais e produções libertárias, realização de debates e atividades, e ampla circulação e participação de pessoas de diversas partes.
Estes encontros tem propiciado um espaço muito importante de convivência coletiva, compartilhamento de idéias, iniciativas e reflexões, e tem gerado possibilidades de aproximação e parcerias entre grupos, companheir@s e projetos anarquistas da atualidade.
Na cidade de São Paulo (SP), no início de novembro, irá acontecer a 3a Feira Anarquista, com organização d@s companheir@s do Ativismo ABC e Biblioteca TerraLivre. Em Porto Alegre (RS) a 3a edição da Feira do Livro Anarquista acontece também em novembro, tomando proporções cada vez maiores e agregando intervenções de companheir@s anarquistas de diversas partes do Brasil.
No dia 20 de outubro, seguindo neste mesmo rumo, aconteceu a primeira Feira Anarquista em Natal (RN), organizada por anarcopunks e libertári@s da região, e com participação de coletivos e pessoas de João Pessoa/PB, Campina Grande/PB, Recife/PB, São Paulo/SP, dentre outros.
A feira aconteceu em praça pública numa região central da cidade, se iniciando pela manhã com um café da manhã coletivo e um debate sobre anarquismo na atualidade, com apresentação inicial de tod@s @s presentes, que falaram um pouco sobre seus projetos, grupos e formas de atuação.
No almoço tod@s puderam se deliciar com uma feijoada vegana preparada por vári@s companheir@s e que foi distribuída gratuitamente pra tod@s que estavam na praça, e em seguida as banquinhas de materiais começaram a ser montadas, com zines, livros, camisetas, filmes, patches, artesanato e tudo o mais que a criatividade libertária pode trazer.
Quem por ali passava já podia ver à distância as bandeiras negras e faixas com dizeres anarquistas, e pouco a pouco mais pessoas foram se aproximando.

Durante todo o dia circularam muitas pessoas, e aconteceu ainda uma intervenção teatral do grupo Cruor e uma oficina de confecção de livros artesanais que a Imprensa Marginal teve a oportunidade de dar, falando um pouco sobre algumas das técnicas e possibilidades, e partindo depois para a prática (cortar, furar, costurar…).
A feira seguiu durante toda a tarde e noite, em um clima de confraternização e companheirismo, e terminou com um enorme sentimento de satisfação de tod@s que puderam estar ali. A proposta é que a Feira Anarquista em Natal aconteça também anualmente, fortalecendo ainda mais estes encontros que cada vez mais tem acontecido em diversas partes. E que venham mais feiras anarquistas!
Outubro de 2012,
Imprensa Marginal
* Veja o vídeo produzido pel@s companheir@s de Natal e João Pessoa com imagens da feira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário