quinta-feira, 5 de abril de 2012

Relato: 1º Feira de Zines e Material Libertário


Relatos a respeito do Cine São José – Parte 1

1º FEIRA DE ZINES E MATERIAL LIBERTÁRIO

Como já foi citado em outro post ( link )  e é de conhecimento de quem vive em Campina Grande, o Cine São José foi um cine-teatro importante da cidade que encerrou suas atividades na década de 70, foi tombado como patrimônio histórico, ficou abandonado e em 2010 foi ocupado por estudantes e pelo movimento artístico-cultural campinense. Diversas atividades foram realizadas no espaço no ano em que aconteceu a ocupação, mas devido a vários fatores o espaço acabou ficando quase parado em 2011. Este ano as atividades foram retomadas e uma Feira de Zines e Material Libertário foi marcada para o mês de março.




A ocupação do Cine sempre foi um espaço aberto, sem burocracias e livre para qualquer atividade de contestação ou de fomento cultural. A ideia da feira de zines era algo que eu (vespa), Luan, Allan, entre outr@s, vínhamos conversando há algum tempo e que acabou sendo deixada para um futuro devido a outros eventos que foram surgindo. No mês de fevereiro juntou-se a fome com a vontade de comer e o Heresia Coletiva decidiu movimentar o Cine com a feira. Não somente a feira, também decidimos produzir um zine e lançá-lo no dia, distribuir mudas, fazer grafitagem, oficina de stencil e pra haver um diálogo mais direto esquematizamos uma troca de ideias a respeito de ocupação urbana.

 Marcada a data para o dia 31, o último sábado do mês de março, começamos a retomada da movimentação da ocupação. O que nos deparamos no local foi o descaso dos próprios membros do movimento, que haviam utilizado o prédio pela última vez em dezembro do ano anterior e o deixado em estado deplorável. Pulemos esta página. O Cine São José estava vivo novamente. Reuniões, conversas, produções, faxinas, conversas com a vizinhança e as pessoas que passam pela rua sempre parando para perguntar do antigo cinema e demonstrando apoio à ocupação.


Eis que faltando uma semana para o evento somos surpreendidos com uma atitude extrema partindo dos escritórios estatais: Muros foram erguidos nas portas do Cine São José. É claro que um atentado à cultura, à memória da cidade não seria tolerado. No mesmo dia em que o muro fora construído também veio abaixo. No dia seguinte voltaram a levantar muros e fechar todas as entradas no prédio. A argumentação da SUPLAN (superintendência de planejamento) do Governo do Estado da Paraíba é que a medida provisória de fechamento do prédio aconteceu para que este não fosse invadido por marginais que realizam assaltos à vizinhança e que também não viesse a ser depredado. Pura falácia. Desde que fora ocupado não há movimentação de assaltantes ou usuários de drogas no prédio, como argumenta o estado.

foto: 22/03/2012 - Muro levantado pela Suplan


foto: Marginais destruindo o Cine ?

Muros derrubados novamente, é hora de re-habitar o espaço – agora com uma faxina muito maior a ser feita, depois de encherem de argamassa as portas do Cine São José. Correrias para organizar a feira e decisões a serem tomadas.
No dia 31, um sábado com o céu limpo e o calor nas ruas repletas de pessoas e fumaça, são abertas as portas da ocupação e vemos um belo fluxo humano no local. Apareceram pessoas que não participaram da organização diretamente, mas que vieram contribuir trazendo seus próprios zines, uma ótima surpresa. 









Pela manhã amigos vieram olhar as atividades no local, muitas pessoas paravam ao passar na calçada e se deparar com plantas na porta e pessoas dentro do cinema. As tintas vieram colorir as paredes desgastadas pelo tempo e surgiu a Vaca Falante (levada por Abu, vulgo Wamberto) trazendo pastéis de soja e suco de uva por um precinho camarada. O zine Heresia Coletiva foi lançado, passado para tod@s que vinham olhar as publicações, assim como um zine sobre ditadura da moda produzido por Eduardo e zines feministas trazidos por Abigail. Várias mudas foram passadas para crescer em terras próximas ou distantes.







 A tarde houve mais visitas, produção de stencil e uma troca de ideias muito bacana a respeito de ocupação urbana e a própria situação do Cine São José. Um evento que conseguiu atingir seu objetivo: trazer vida para o prédio do Cine São José, passar publicações independentes a quem se interessar, cores cobrindo paredes marcadas pelo tempo, descontração, convivência, calor humano e ideias semeadas a respeito de como manter um espaço tão importante.


Pena que pessoas que sentem necessidade de marcar território quiseram deixar assinatura em um espaço que é meu, seu, de todos, e não há exclusividade para ninguém. Mas isso é apenas um detalhe. Seguimos em frente, passando por cima de todos os obstáculos que vierem a surgir.

Além das paredes coloridas, restaram apenas algumas poucas mudas ao fim do dia. Mas isso já é assunto para um outro post...



vespa

mais fotos no flickr: http://www.flickr.com/photos/luankleber/

12 comentários:

  1. estou absolutamente comovido com o que acabo de ler e ver. isto sim é atitude, o resto é falácia de Facebook. há como um poeta que mora a 500km de distância ajudar, se engajar, participar?

    ps: também desenho.

    ResponderExcluir
  2. Pô galera, muito massa a iniciativa de vocês. Espero que a ocupa dure bastante e renda bons frutos pra todos.
    Abraços apertados de Natal pra vocês!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Igor, nos vemos aqui por CG no fim do mês né meu velho? Se você quiser pingar pelo cine a gente pode esquematizar =]

    Luis, obrigado pelo apoio cara. Se você se interessar tem como ajudar sim, inclusive podemos articular algum evento juntos. Já que você curte poesia podemos fazer um saral poético, ou um evento englobando mais coisas também. Me manda um email que a gente conversa direitinho!

    vespa

    ResponderExcluir
  4. parabéns pela atitude o texto esta muito bem escrito ^^, queria ter ido, espero que venham outras..

    ResponderExcluir
  5. a articulação de espaços autogestionados necessita de muito diálogo e solidariedade. força para todxs envolvidos nesta iniciativa. ocupa e resiste.

    tobiahs

    ResponderExcluir
  6. Atitudes como essa me fazem ter esperança em muitas causas que a maioria considera perdidas.

    Na verdade gostaria de ser mais participativo (no sentido prático) pois sinto que estou perdendo uma grande chance de contribuir aonde realmente vale a pena.

    Parabéns, amigos! Torço muitíssimo para que os frutos dessa ocupação (e das outras atitudes) sejam os melhores possíveis.

    ResponderExcluir
  7. Eu tou com Thobias, Força Galera!! Essas iniciativas me fazem acreditar tanto que as coisas possam mudar por nós mesmos. Independente de qualquer diferença que possamos ter, dialogo e cooperação sempre. Parabéns!!!
    Abraxx
    Eveline

    ResponderExcluir
  8. Que massa esses roles!
    Que não seja sô passageiro! Continuem!
    Só não entendo o "1°".
    Nunca teve feira de zines por ai?
    Força!

    ResponderExcluir
  9. Já teve feira de zines anos atras com o Na.Rua.Ideias que era uma feira que ocorria numa praça no centro da cidade.
    Mas ficou um tempo sem ter essa atividade na praça.


    Esse "1º" é a primeira feira de zines no Cine São José e a primeira desse ano, depois de um tempo sem ter movimentações no Cine São José essa feira foi a volta das atividades nesse espaço. E outras feiras, movimentações, atividades estão por vim.

    ResponderExcluir
  10. Aê anonimo, já existiram várias feiras de zine, não só o na.rua.ideias, afinal zine é algo independente e não se precisa pedir autorização para ninguem para fazer uma feira. Então creio que não dê nem pra dizer quando foi a primeira feira que ocorreu aqui em cg. Colocamos o nome "I Feira de Zines e Materiais Libertários" pq foi a primeira feira que organizamos com esta temática e neste local, com estas pessoas envolvidas. E logicamente pq colocar "1ª" siginfica que virá uma 2ª, uma 3ª, não é? Se fóssemos pensar nos rolés que já rolaram, como deveriamos ter colocado? 67ª Feira de zines e materiais libertários? rsrs

    Obrigado pelo seu comentário e força a você também por AÍ.

    beijos,
    vespa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa Vespa se errei em perguntar!
      Como não sou daí não sei o que rola por ai.
      Peguei esse endereço com um amigo de j.pessoa e gostei do blog.
      Só achei que nunca tivesse rolado feira de zines por ai.
      Quero começar a fazer um zine sobre remédios naturais.
      No mais é isso!
      Desculpa mais uma vez pela minha pergunta.

      Saúde e continuem!
      Bia.

      Excluir
    2. Você não errou em perguntar Bia, só quis ser claro no meu comentário. Desculpa se fui rude. Desejo que você faça o seu zine e se quiser manter contato tamos aí, gostaria inclusive que você depois passasse esse material quando estiver pronto. Boa sorte pra você e obrigado pelo apoio

      vespa

      Excluir